
Camila Maria M. Grasso
Consultório de Psicanálise

"O feminino inquieta, mas convova, evoca e invoca. A questão que se coloca é aprender em análise um saber fazer com o gozo Outro, próprio do feminino; que não se sabe bem o que é, uma vez que é da ordem do inapreensível, do inefável e, portanto, para muitos, passível de repúdio e horror"
[Camila Grasso]
Sobre mim
Olá, sou Camila Grasso, Psicanalista, Graduada em Bacharelado em Psicologia e Especialista em Teoria Psicanalítica e Práticas Clínico-Institucionais pela UVA, Pós-Graduanda em Psicanálise, Arte e Literatura pelo Instituto ESPE, Mestranda em Psicanálise pela UERJ. Idealizadora dos Projetos Gradiva: Pesquisa e Clínica; Mulheres e seus livros e co-fundadora do Podcast Papo Furado Psi.
Meu percurso
O meu encontro com a Psicanálise se deu em 2004, ainda na Graduação em Psicologia. Confesso que inicialmente a relação foi um tanto ambivalente - se é que existe outra forma de se relacionar -, até que cedi ao entusiasmo que me impulsionava a estudar a teoria psicanalítica e iniciei os atendimentos clínicos. Em 2008, após a conclusão da graduação, iniciei minha formação em Psicanálise junto a uma Escola de Psicanálise. Acreditando que também há uma transmissão em extensão da Psicanálise, escolhi seguir a área acadêmica e minha linha de pesquisa se dá na temática sobre o Feminino e a Feminilidade, mas me interesso também por temas relacionados aos fundamentos da Psicanálise, a Formação do Analista e a Política e Ética da Psicanálise.
Hoje, atuo como Psicanalista em Consultório particular acolhendo, de forma presencial e/ou on-line, aqueles que desejam iniciar uma análise e/ou trabalhar supervisão de casos e também coordeno grupos de estudos e leitura.
“O gozo feminino e a experiência unheimlich acontecem no corpo e não é fácil para os seres falantes em geral lidar com o corpo feminino”
(Brousse, 2019)


